Que tal um pergolado?

Que tal um pergolado?

O pergolado de madeira é uma ótima alternativa para ampliar ou criar novos espaços em uma casa, sem causar grandes impactos às construções já existentes.

Solto no terreno ou colado à casa ou ao muro, o pergolado tem uma estrutura tecnicamente simples de ser executada, amplia a área coberta e dá todo um charme ao conjunto.

Neste projeto, ainda em execução, o pergolado ampliou em 12m² a área coberta da churrasqueira, originalmente bem compacta. Projeto: Ariella de Paula, Ribeirão Preto, SP.

Composto por toras de madeira ou por pilares e vigas de madeira aparelhada (serrada), o pergolado pode ser coberto ou não. o tipo de fundação dos pilares vai variar de acordo com a resistência do solo de cada terreno.

Pergolado de toras de eucalipto autoclavado.

A cobertura (quando houver) pode ser em vidro temperado, policarbonato (alveolar ou compacto), esteiras de fibras naturais (que barram a insolação mas não protegem da chuva) e até as telhas translúcidas ou transparentes.

Pergolado coberto por vidro temperado.

Pergolado coberto com esteira de bambu.

O pergolado ainda pode servir de apoio para plantas do tipo trepadeiras, como a Sapatinha de Judia, o Amor Agarradinho, a Jade Azul, a Ipoméia, a Coroa de Cristo, entre tantas outras que, dão um show a parte.

Jade Azul

Fechamentos em tecido dão um ar mediterrâneo ao pergolado e são muito usados em residências à beira mar.

A estrutura também é uma boa escolha para cobertura de garagem.

Por se tratar de um estilo mais rústico, é ideal que a iluminação siga o mesmo conceito. Fios de luz com lâmpadas de filamento de carbono, de diferentes modelos, ficam perfeitos!

Com tantas possibilidades, se você já era admirador, agora é só escolher o seu!

Ariella de Paula
Arquiteta e Designer de Interiores

Contatos:

(16) 98141-2894
Instagram: @arquitetaariella

Fotos: Reprodução

No Comments

Leave a Comment