A cozinha está na moda!

A cozinha está na moda!

Aquele ambiente que antes ficava no fundo da casa, marginalizado e muitas vezes abominado pelos seus donos, tem assumido papel de ator principal em muitos projetos. É cada vez mais recorrente eu ser abordada por clientes que desejam integrar suas cozinhas, originalmente fechadas, aos ambientes de convívio da casa ou apartamento.

Isso se deve, em parte, à febre da gastronomia caseira que conquista cada vez mais adeptos e, em parte, às possibilidades de decoração e todos os encantadores equipamentos que compõem as cozinhas contemporâneas.

Essa pauta é assunto para uns três posts, pelo menos! Neste, vou me ater às ferragens e soluções que permeiam o universo do mobiliário das cozinhas.

Os modelos de corrediças, dobradiças, pistões e puxadores disponíveis no mercado hoje revolucionaram nossa forma de interagir com os armários.

A Blum, marca austríaca que atende fornecedores exigentes como a Florense e a Kitchens, é famosa por sua Space Tower. O despenseiro vertical possui gavetas que suportam até 70 kg cada. A abertura individual de cada gaveta possibilita uma boa visibilidade dos mantimentos e fácil acesso à qualquer um deles, que podem ser retirados por cima.

A Blum ainda possui corrediças, dobradiças e pistões com tecnologia de amortecimento (que não batem ao serem fechados) e com sistema de abertura e fechamento elétrico (acionado por um leve toque na gaveta ou porta para que a mesma se abra ou se feche por completo).

Outra marca referência no mercado é a Leicht. Presente no Brasil desde 2010, a empresa alemã tem opções de múltiplas gavetas embutidas em portas e gavetões. É uma ótima solução para deixar a frente dos armários mais clean.

E para essas gavetas a Leicht ainda traz uma completa linha de organizadores.

Para os mais tradicionais, que preferem abrir portas e gavetas usando puxadores, as opções são infinitas. A Kitchens apresenta uma linha com acabamento em cobre, que imprime um visual urbano-industrial à cozinha.

E os cantos, ou quinas, que já eram chamados de “cantos mortos”, agora são 100% ocupados por gavetas inteligentes ou portas com amplas aberturas.

Eu, que sou uma defensora da democratização das boas ideias, comemoro o fato de todas essas tecnologias já serem reproduzidas por fornecedores menores, a preços mais acessíveis.

Em um próximo post explorarei o mundo dos cooktops, coifas, torneiras gourmet, cubas e eletrodomésticos de embutir. Tudo pra deixar sua cozinha dos sonhos ainda mais completa!

Até lá!

Ariella de Paula
Arquiteta e Designer de Interiores

Contatos:

(16) 98141-2894
Instagram: @arquitetaariella

No Comments

Leave a Comment