Toulouse-Lautrec em Vermelho: as obras imperfeitas do artista marginal

Toulouse-Lautrec em Vermelho: as obras imperfeitas do artista marginal

Boêmio convicto, Toulouse-Lautrec imortalizou suas vivências nas noites parisienses ao lado de dançarinas de cancã, prostitutas e amizades efêmeras, retratando, não só os momentos de brilho, mas também toda a melancolia e o vazio que roubavam a cena quando as luzes dos palcos apagavam.

o MASP, Museu de Arte de São Paulo, apresenta uma seleção de 75 obras do autor, que foi um dos mais importantes artistas europeus do final do século 19 e início do século 20, na mostra Toulouse-Lautrec em Vermelho.

O Divã“, obra que inspira o nome da mostra e abre a retrospectiva do artista, retrata a melancolia das pacientes prostitutas à espera dos clientes na antessala do bordel.

O Divã. Toulouse-Lautrec, 1893.

Le Moulin de La Galette. Toulouse-Lautrec, 1889.

Dono de uma pincelada rápida, de efeito turvo e difuso, Henri de Toulousse-Lautrec ficou famoso ao criar pôsteres para divulgar cantoras, shows e peças teatrais espalhadas pelas ruas de Paris, considerando uma manifestação artística de caráter democrático, num momento em que a arte era objeto de consumo restrito à aristocracia francesa. Não demorou muito para que esses cartazes se transformassem em peças de colecionadores, desde o fim do século 19 até os dias de hoje, estando entre os souvenirs preferidos dos turistas que visitam Paris.

Seu cartaz mais conhecido – e certamente o mais consumido – “Moulin Rouge: La Goule” retrata a linha tênue que separava a alta aristocracia francesa e a noite marginal parisiense.

Moulin Rouge: La Goule, Toulouse-Lautrec, 1891.

“Os homens estão sempre no limiar entre os dois mundos”, diz Luciano Migliaccio, organizador da mostra. “São máscaras, figuras da autoridade que estão entre a casa e a noite.”

Jane Avril. Toulouse-Lautrec, 1893.

Ótima dica de entretenimento, as obras de Toulouse-Lautrec ficam expostas no MASP até 1º de outubro.

Ariella de Paula
Arquiteta e Designer de Interiores

Contatos:

(16) 98141-2894
Instagram: @arquitetaariella

Fotos: Reprodução

No Comments

Leave a Comment