O poder do vinagre na limpeza da casa

O poder do vinagre na limpeza da casa

Gente, que o vinagre é imprescindível na cozinha vocês já sabiam, é claro. Ele é um ingrediente útil no preparo de saladas e para a conserva de alimentos. Mas o produto é genial quando falamos em limpeza, pois sua alta concentração em ácido acético desinfeta, desengordura, elimina odores e ainda dá brilho. O vinagre de maçã é o mais recomendado, já que também é um ingrediente de cosmética natural, mas você pode utilizar qualquer tipo de vinagre.

Veja algumas funções desse poderoso limpador natural:

Limpar vidros e espelhos

Misture 100 ml de vinagre com 1 litro de água e passe com jornal em vidros e espelhos para dar aquele brilho especial. Para limpar taças, mergulhe-as na mistura, com água quente.

Desengordurar e limpar o fogão

Misture a mesma quantidade de vinagre e água e aplique como de costume, com um pano. Só evite aplicá-lo nas áreas enceradas ou envernizadas.

Desinfetar banheiros e objetos

Misture uma parte de vinagre em 4 partes de água e use em qualquer lugar que possa ter bactérias e germes, como vaso sanitário, mesas, objetos como telefone, teclados ou controles remotos. Na limpeza do banheiro, deixe agir por uma hora quando aplicado em azulejos ou vasos sanitários. A solução ajuda a desinfetar e desodorizar o ambiente.

Limpar limos

Misture a mesma quantidade de vinagre e água e, se quiser, acrescente um pouco de bicarbonato de sódio. Aplique com uma escovinha e deixe agir por uns minutos antes de limpar. É excelente na cozinha e banheiro.

Tirar cheiro de mofo

Ferva 1 litro de vinagre, coloque-o numa vasilha sem tampa e deixe dentro do armário com as portas fechadas por aproximadamente 3 horas. Retire a vasilha e limpe o local com um pano limpo e vinagre puro ou diluído em um pouquinho de água. Deixe as portas abertas para ventilar bem. Experimente fazer essa limpeza uma vez por mês.

Limpar tapetes e carpetes

Aplique o vinagre com um pouquinho de água diretamente no tapete e em seguida misture um pouco de bicarbonato de sódio. É só esperar alguns instantes para ele agir bem e limpar o local com um pano. É ideal para tirar o odor de urina do animal de estimação ou outros odores.

Remover resíduos

Misture a mesma quantidade de vinagre e água e embeba um pano com um pouquinho da solução. É indicado para remover colas e adesivos.

Remover manchas

Misture ½ xícara de vinagre branco, ¼ de xícara de bicarbonato de sódio e 3 xícaras de água e borrife sobre a roupa manchada, antes de lavá-la normalmente.

Desentupir ralos

Despeje ½ xícara de bicarbonato de sódio no ralo e em seguida ½ xícara de vinagre, até fazer uma espuma. Na sequência jogue um litro de água quente e veja o resultado.

Excelentes dicas não é mesmo?

Fotos: Reprodução

No Comments

Leave a Comment