A popularidade do caju

A popularidade do caju

O caju é uma fruta rica em selênio cuja principal função é combater o envelhecimento precoce através da castanha que se encontra dentro da fruta. Com safra alta entre os meses de agosto a dezembro, é nativa da região de Roraima e sua maior produção se concentra no estado do Ceará. O caju possui quatro vezes mais vitamina “C” do que a laranja, por isso é recomendado no controle de gripes e resfriados. Além disso também é fonte de proteína, carboidrato, fibras e ajuda a diminuir o mau colesterol.

Excelente fonte de flavonoides, considerados um dos melhores combatentes do câncer. Ele contém um flavonoide que inibe o desenvolvimento do tumor e previne o crescimento de células cancerosas. Além disso, o caju é fonte de ferro, vital para o transporte de oxigênio ao redor do corpo, auxiliando no funcionamento das enzimas e do sistema imunológico. A deficiência de ferro na dieta pode levar à fadiga do corpo, anemia e predisposição a infecções.

caju-livingcafe-02

Quem quer controlar o peso deve ter cuidado para não exagerar no consumo das castanhas, pois cada cem gramas equivalem a 600 calorias. E imagine um prato com lindas castanhas de aperitivo? Hum…como resistir?

caju-livingcafe-03

Castanha, sucos e doces são as versões mais conhecidas do caju, mas na culinária ele pode ser muito bem aproveitado em vários pratos salgados. Depois que se tira o suco do caju, o que sobra é uma espécie de carne rica em carboidrato e fibras. Ela pode servir de ingrediente para vários pratos salgados, como por exemplo a famosa e deliciosa moqueca de caju, onde o caju substitui perfeitamente o peixe. Que tal experimentar essa delícia exótica?

Receita de Moqueca de Caju

Ingredientes

6 cajus
1 cebola picada
2 dentes de alho grandes moídos
2 tomates grandes picados
1/2 pimenta dedo de moça
1 vidro de leite de coco
1 lata de creme de leite
2 folhas de louro
1 tablete de caldo de carne
500ml de leite de coco
1 garrafa de vinagre de vinho branco
Sal a gosto

Modo de Preparo:

Pique os cajus em cubinhos e deixe-os de molho por 3 horas em um recipiente fechado contendo todo o vinagre, a pimenta dedo de moça picadinha e o sal a gosto. Após estarem bem curtidos, escorre-os e reserve-os. Em uma panela grande, doure no azeite a cebola picada e o alho moído, adicione os cajus e quando começarem a esbranquiçar, adicione o caldo de carne e as folhas de louro. Acrescente os tomates picados, tampe a panela e deixe cozinhar por 5 minutos em fogo baixo, sem mexer. Misture bem os ingredientes e adicione o leite de coco, misture, tampe novamente a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo baixo. Após esse tempo, desligue o fogo e acrescente o creme de leite com o soro. Acerte o sal, se necessário. Sirva com arroz branco e batata palha. Além de ficar uma delícia, é um prato bem leve!

março-13 013

Fotos: Reprodução

No Comments

Leave a Comment