Qual é a altura adequada do salto para seus pés?

Qual é a altura adequada do salto para seus pés?

A relação que temos com os saltos altos é como amor e ódio. Frequentemente nos deparamos com aquela agitação interna entre beleza e conforto.

Quem nunca chegou em casa, depois de horas de salto, mancando ou descalça com os sapatos nas mãos? É uma cena típica de toda mulher que faz algum sofrimento para ficar mais bonita. Dedos dormentes, tornozelos doloridos, uma ou mais bolhas, calos, dor nas panturrilhas, enfim, é o preço para ficar linda!

Especialistas e podólogos afirmam que a mulher não deve usar salto com mais de três polegadas (sete centímetros). Qualquer salto acima dessa medida pode lesionar a biomecânica do corpo, porque joga o peso para o pé e esse, na tentativa de se proteger, sobrecarrega principalmente o joelho e a região lombar. E não pense que o salto plataforma, como diz a crença popular, é menos prejudicial que os outros. Ele é tão nocivo quanto.

Em contrapartida o sapato sem salto algum, muito plano, também não é adequado, especialmente se o pé for muito liso. Um pouquinho de calcanhar, um centímetro que seja, já coloca o pé em uma posição estável e confortável. É preciso evitar os extremos, nem muito, nem nada. Usar um salto doze de vez em quando não vai matar ninguém, mas que sirva de alerta para a nossa saúde. Nossos pés agradecem!

heel1

Anna Ribeiro
Editora Living Café

Fotos: Reprodução

No Comments

Leave a Comment