7 Regras para acertar na escolha do fotógrafo

7 Regras para acertar na escolha do fotógrafo

Sim, sou fotógrafa e pode parecer estranho eu escrever sobre isso. Acreditem: não é em benefício próprio. Escrevo porque me preocupo com você. Ouço tantas histórias… e um dissabor pode ser evitado facilmente.

Escolher um fotógrafo é algo sério, mas muito simples, e deve ser até prazeroso.

Então, leia com atenção! Quero que você acerte na escolha do melhor fotógrafo para você.

  1. Visite o site do fotógrafo antes mesmo de pedir um orçamento. Lá você descobrirá se o olhar dele te encanta, conhecerá suas melhores fotos e sua história. A identificação começa ali!
  2. Faça no mínimo 4 orçamentos e preste atenção nas diferenças: não é apenas o preço que interessa. O que ele oferece? Qual é sua formação? Quem é sua equipe? Seu equipamento é profissional? Qual o prazo de entrega? Ele oferece um contrato justo também para você…?
  3. Conheça seu fotógrafo pessoalmente, se possível. Marque um bate-papo sem compromisso. Afinidade é fundamental. Eu, por exemplo, sempre marco uma conversa antes mesmo de fazer o orçamento, para oferecer o que o cliente realmente quer.
  4. Busque referências. Converse com alguém que já contratou o trabalho antes. Uma coisa é o que uma pessoa vende, certifique-se de que também é o que será entregue. Não se deixe levar pela fama nem pelo preço. Conheço gente que se decepcionou muito com fotógrafo famoso, mas o oposto também é complicado… tem muita noiva que já completou 2 anos de casada e ainda não viu uma foto e outras que preferiram as fotos dos celulares do convidados. Dispensa comentários, né?
  5. Para quê você quer um fotógrafo? Casamento? Festa infantil? Perfil profissional? Book? Ensaio de moda? Álbum de família? Propaganda de algum produto da sua empresa? Procure alguém com experiência específica. Ninguém é bom em tudo… os fotógrafos geralmente têm áreas de especialidade.
  6. Saiba quem, de fato, vai fotografar seu evento. Não contrate um e seja fotografado por outro. A equipe é importante, mas você se identificou com um olhar lá atrás, quando fez a pesquisa inicial, lembra?
  7. Sempre digo que você deve contratar quem se importa com você. No caso de um casamento, por exemplo, é o dia mais importante de sua vida. Não pode ser só mais um trabalho para o fotógrafo! Tem que ter envolvimento!!!

 
Lembre-se: acertar no fotógrafo não é questão sorte, é escolha. 

Ana Falcão
Fotógrafa

Ana Falcão Fotografia
www.anafalcao.com.br
E-mail:ana@anafalcao.com.br
Facebook: anafalcaophoto
Instagram: @anafalcaophoto

ana-falcao-color

Foto: Ana Falcão

No Comments

Leave a Comment