A importância da água em uma dieta equilibrada

A importância da água em uma dieta equilibrada

Sempre ouvimos falar que beber água é muito bom. Há muitas razões que mostram a importância de incluir a água na dieta diária. Especialmente com os meses mais quentes se aproximando, é ainda mais importante verificar se você está tomando os 8 a 10 copos de água recomendados diariamente. É importante notar também se o seu corpo está sinalizando que está com fome, pois isso pode ser sinal de sede.

Você sabia?

A água é considerada um dos sete nutrientes essenciais que nosso organismo necessita para sobreviver. E quais são alguns dos sinais de desidratação? Muitas pessoas que sofrem de dores de cabeça constantes, dor nas articulações, problemas de pele, ganho de peso, constipação, fome excessiva, fraqueza, baixos níveis de energia, tonturas, indigestão e esses sintomas podem significar uma desidratação. Estes são apenas alguns dos muitos sintomas potenciais de uma ingestão inadequada de água e é extremamente importante manter-se hidratado e prestar atenção aos sinais do corpo. A água é o líquido que ajuda os nutrientes circularem por todo o corpo e a eliminarem as toxinas. Muitos nutrientes (vitaminas solúveis em água, tais como C e as vitaminas do complexo B) e hormônios necessitam de água, a fim de serem devidamente distribuídos por todo o corpo. A falta de ingestão de água pode manter a pressão arterial elevada e contribuir para a criação de pedras nos rins, por exemplo. Além disso, com uma digestão inadequada por falta de água, a gordura tem dificuldade de se dissolver, gerando aumento de peso.

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E como é que você sabe se está desidratado ou não?

É realmente muito simples. Há duas maneiras rápidas para saber. A primeira é verificar se você está com sede. Isso já é um sinal. Outra maneira de saber é pela cor da sua urina. O normal é a urina no tom amarelo claro. Se estiver escura, é um sinal de alerta, pois significa que falta água no corpo.

Existem outros fatores que provocam a desidratação, como por exemplo, o grande consumo de cafeína, álcool, nicotina e sal. Se você beber duas xícaras de café por dia e tomar uma cerveja no final do dia, você precisa compensar essas toxinas com a água. Se você é fisicamente ativo, transpira muito, sua necessidade de reposição de água deve ser ainda maior.

Para muitas pessoas que não estão acostumadas a beber água, mas querem corrigir este erro, devem tomar a quantidade recomendada a cada hora do dia, em pequenas doses. Existem até aplicativos de celulares e computadores que avisam a hora de beber água. É uma forma divertida de alerta. Assim, você passa a tornar um hábito o consumo. Mantenha uma garrafinha do seu lado ao longo do dia, isso vai ajudar muito.

Tomar muita água com as refeições não é uma boa ideia, pois ela pode causar indigestão porque provoca lentidão no metabolismo. No entanto, um copo de água pela manhã logo que acordar é um grande aliado do metabolismo, só faz bem. Portanto, hidrate-se com muita água e colherá excelentes benefícios para sua saúde.

Fotos: Reprodução

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