Segredo do sucesso: agradeça diariamente

Segredo do sucesso: agradeça diariamente

Emma SeppäläDiretora de Ciências e Pesquisadora do Centro de Stanford para Altruísmo, Compaixão e Educação, tem uma teoria sobre o sucesso: a felicidade supera tudo. Ela argumenta que a felicidade é um caminho surpreendentemente simples e eficaz para o sucesso. Em seu livro, The Happiness Track – How to apply the science of happiness to accelerate your success” (A Trilha da Felicidade – Como aplicar a ciência da felicidade para acelerar o seu sucesso), reconhece que o termo “compaixão” transmite um significado suave, não científico. No entanto, ela argumenta que os méritos da autocompaixão superam os de autocrítica. Trate-se como você trataria um colega ou amigo que falhou”, recomenda.

dicas-sucesso-livingcafe-06

dicas-sucesso-livingcafe-03

Segundo a pesquisadora, a ciência mostra que fazemos exatamente o contrário do que deveríamos para alcançar o sucesso. Pensamos que devemos obter sucesso para sermos felizes, quando, na verdade, a felicidade, hoje e agora, é que nos levará ao caminho do sucesso. “Se você priorizar sua felicidade, você realmente vai ser mais produtivo, mais criativo, resistente, energizado, carismático e influente. Você terá mais força de vontade e estará mais focado, com menos esforço”, afirma Emma. A felicidade precede a realização e não o oposto.

Faça uma lista de gratidão diariamente para lembrar-se das coisas maravilhosas em sua vida. Então anote de três a cinco coisas que você fez hoje e que é grato. Escolha um momento do dia para refletir sobre as coisas boas. Essa é uma ótima maneira de aumentar a sua felicidade. Estudos mostram que a gratidão muda fisicamente o cérebro, tornando mais fácil para você ver o lado bom de sua vida dali para frente.

Quando as coisas não estão indo da forma que você gostaria, recite um mantra ou frase de autocompaixão. É preciso recitar diariamente para se lembrar das montanhas-russas da vida. Isso lhe dará a energia para seguir em frente em face da adversidade: “Este é um momento de sofrimento que faz parte da vida. Que eu seja gentil comigo mesmo neste momento, pois isso me dará a compaixão que eu preciso...” Sinta-se livre para usar esta frase ou desenvolver seu próprio mantra.

A perfeição é um mito. Você deve entender que os erros fazem parte da natureza humana. A falha não deve causar uma sensação de derrota. Pelo contrário, é importante perceber que o fracasso é um passo do caminho para o sucesso.

Altere a forma de criticar a si mesmo. É preciso substituir os pensamentos negativos, por exemplo “como eu poderia ter feito isso? Eu sou tão idiota!” Com pensamentos e afirmações compassivos, exemplo “eu tive um momento de distração e isso é normal, acontece.” Ser capaz de perdoar a si mesmo é crucial para estimular a felicidade.

Em vez de punir-se por um erro, escreva você mesmo uma carta sobre a situação. Faça para si mesmo como se você estivesse escrevendo para um amigo passando pela mesma situação. Esta carta vai soar menos irritada e mais compassiva do que o que você normalmente diria para si mesmo.

Um coração agradecido gera coisas bonitas. Iniciando cada dia com um compromisso de gratidão cria um efeito cascata de boas vibrações e positividade que vai levar te conduzir durante todo o dia. Intuitivamente, todos sabemos isso. No entanto, acordar do lado errado da cama e ter sido surpreendido pelos dramas da vida cria um desafio muito real. É preciso aprender a canalizar uma atitude de gratidão, face à qualquer situação.

dicas-sucesso-livingcafe-02

dicas-sucesso-livingcafe-01

Fotos: Reprodução

No Comments

Leave a Comment