A melhor refeição do dia

A melhor refeição do dia

Sem dúvida alguma, o café da manhã é a melhor e principal refeição do dia, conforme provérbio, “faça o café da manhã como um rei, o almoço como um príncipe e o jantar como um mendigo”. A refeição pela manhã acelera o metabolismo e leva uma mensagem para o cérebro de que você está pronto para encarar um dia inteiro de trabalho. Quando você pula essa refeição, seu corpo pensa que precisa conservar a energia que ele tem e isso retarda o metabolismo, deixando-o com mal humor e causando uma série de malefícios para a saúde. Quem não faz o desjejum pode apresentar sinais de cansaço, indisposição, baixa produtividade, dores de cabeça, tremores, baixa concentração e memória, ou seja, o rendimento da pessoa fica comprometido pela falta de nutrientes.

Quando o almoço se aproxima você já está faminto e pode exagerar em gorduras e outros alimentos que engordam, prejudicando o seu rendimento na parte da tarde.

O café da manhã deve ser uma alimentação equilibrada, ou seja, rica em fibras, cereais, frutas e laticínios. Como é responsável por ¼ da energia que devemos ingerir, ele deve conter, principalmente, carboidratos, como os pães e cereais, proteínas que são os derivados do leite e alimentos ricos em fibras que ajudam a equilibrar as funções intestinais. A cafeína quando consumida em pequena quantidade, é estimulante e melhora a capacidade de raciocínio, sugerem os especialistas no assunto. Uma refeição saudável na parte da manhã pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue até a hora do almoço e isso desempenha um papel vital em seu estado de espírito.

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Quando dormimos, passamos por um longo período em jejum. Nosso corpo quando desperta precisa recarregar a energia que gastou durante o sono através do alimento. Estudos também apontam que quem toma café da manhã sente menos fome pela manhã e desconta menos nas outras refeições, como almoço ou jantar. Com isso, ele pode contribuir para a queima de calorias e o emagrecimento, quando associado a exercícios físicos.

O importante é não pular a refeição com a desculpa da falta de tempo. É possível sim se organizar e garantir uma saúde rica em nutrientes e tornar seu dia mais produtivo. Seu corpo agradece!

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Fotos: Reprodução

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