Trabalhando a ilusão de óptica na aparência

Trabalhando a ilusão de óptica na aparência

O ser humano procura estabilidade visual. Isto se consegue equilibrando os elementos de design encontrados numa peça de roupa ou em um look. Também podemos manipular esses elementos para causar efeitos que desejamos e buscar este equilíbrio.

Para determinarmos um tipo físico analisamos a proporção entre ombros, quadris e cintura.

A seguir explicarei cada tipo físico separadamente, já especificando as maneiras de equilíbrio com ilusão de óptica.

Ampulheta

É o tipo de corpo determinado ideal, onde os ombros e quadris estão na mesma proporção e a cintura mais afunilada.

A pessoa que possui esta silhueta não precisa trabalhar ilusão de óptica, pois tudo que vestir estará em harmonia.

ilusao-de-optica-imagem-living-02

Triângulo (ou Pêra)

Os ombros são mais estreitos que o quadril, geralmente tem seios pequenos e a cintura é fina. No caso deste biótipo trabalhamos a ilusão de óptica nas roupas para harmonizar a aparência.

Cores escuras são menos engordativas que cores claras, então indicamos às nossas clientes que usem peças escuras em baixo e claras em cima. Alguns tipos de decotes como o “ombro a ombro”’ ajudam a dar a impressão de ombros mais largos, causando a harmonia desejada com o quadril. Quanto às estampas, devem preferir desenhos grandes com cores vivas e claras em cima, e em baixo, estampas menores de cores escuras. Listras na horizontal, por exemplo, podem causar a impressão de um quadril ainda maior.

ilusao-de-optica-imagem-living-01

ilusao-de-optica-imagem-living-03Triângulo Invertido

É totalmente ao contrário do Triângulo, onde os ombros são mais largos do que o quadril, mantendo a cintura fina.

Aqui temos então que fazer com que os ombros pareçam menores, por exemplo, usando cores mais escuras em cima e mais claras em baixo. Decotes como o “nadador” na frente causa a impressão de ombros mais finos, e cintos usados na altura do quadril fazem com que ele aparente mais largo. Calça flare pode muito bem ser usada nesta ocasião, a boca larga da barra da calça cria uma harmonia com os ombros.

ilusao-de-optica-imagem-living-04

ilusao-de-optica-imagem-living-06

Retângulo

Podem ser pessoas com o peso ideal ou acima dele. Possui ombros, quadris e cintura alinhados, sem cintura definida, e as pernas costumam ser mais finas. Geralmente são mulheres que já entraram na menopausa e apresentam acúmulo de gordura na região do abdômen.

O trabalho nessa cliente é causar a impressão de cintura mais afunilada. Como? Usando truques que disfarçam a região do abdômen. Vestidos ou blusas que possuem detalhes como drapeados, pregas, decotes e desenhos na região da cintura podem causar este efeito. Evitar ao máximo usar cinto grosso nesta região, por dar a impressão de aumentá-la ainda mais. O indicado é, se for preciso, usar cintos finos e discretos, e o chamado “blusê”, onde esconde a região do abdômen.

ilusao-de-optica-imagem-living-05

ilusao-de-optica-imagem-living-07Oval

Geralmente seu corpo está acima do peso ideal para sua altura. Possui linhas curvas com ênfase na horizontal.

A impressão que precisamos causar nesse tipo físico é diminuir as proporções e camuflar os quilinhos a mais. Como fazemos isto? Cores escuras (preto, azul marinho, marrom, chumbo, cinza escuro) tendem a dar a impressão de emagrecimento. Calças flare também são bem vindas para disfarçar o tamanho do quadril. Detalhes em vertical nas roupas ou acessórios buscam aparentar o corpo mais longilíneo e esbelto. Blazers e casacos são usados abertos causando uma linha vertical no centro do corpo. Estampas são permitidas, desde que sejam discretas e não muito espaçadas, com cores mais suaves e escuras.

ilusao-de-optica-imagem-living-09

ilusao-de-optica-imagem-living-10Para você que é baixinha (assim como eu! rs), existem alguns truques que podem aparentar um corpo mais longilíneo.

Sapatos na cor nude (cor da pele) causam a impressão de pernas mais alongadas, pois quase não se nota a divisão entre a pele e o sapato, e não digo apenas de salto alto.

Colares longos criam uma linha vertical no centro do corpo e aparentam deixar a silhueta mais esbelta.

Evite tiras grossas ao redor do tornozelo, elas causam efeito encurtador, prefira as tiras finas, ou melhor, mantenha o peito do pé a mostra que alonga mais.

Bicos finos em scarpin e sapatilhas, independente da cor, aparentam pernas mais longas.

E outra coisa, para aquelas que gostam, abusem do comprimento MINI, quanto mais perna à mostra melhor, mas claro, isso não impede as baixinhas de usarem o MIDI, só precisa saber combinar com as peças e acessórios certos.

Isso tudo não passa de Ilusão de Óptica!!!

ilusao-de-optica-imagem-living-11

Queridas leitoras, isso tudo não são regras que devem ser seguidas, são apenas truques básicos para pessoas que DESEJAM um melhor equilíbrio na sua aparência. Isso não quer dizer que você, independente do seu tipo físico, não possa usar determinadas cores, modelos e estampas que goste. O importante é se sentir bem e confiante para qualquer ocasião.

Espero que tenham gostado das dicas…

Beijinhos

Logo Gabriela

 

 

 

 

 

 

Contatos:
e-mail: gabi_rgs@hotmail.com
www.facebook.com/gabrielarosabrunelli

 

No Comments

Leave a Comment