Aprender música desde criança afia o cérebro

Aprender música desde criança afia o cérebro

Estudiosos sobre o tema revelam que a música introduzida desde muito cedo à criança e a prática dela, aprimoram o raciocínio e o controle emocional.

Uma equipe da Universidade de Vermont, nos EUA, comprovou num estudo recente que aprender a tocar algum instrumento ajuda a desenvolver a massa cinzenta dos mais jovens.

Foram analisadas imagens do cérebro de 232 voluntários com idade entre 6 e 18 anos durante dois anos. A turma que se dedicava à música apresentava uma série de regiões cerebrais mais estimuladas, ligadas à coordenação motora, raciocínio, controle emocional, enquanto os demais participantes permaneceram intactos. Interessante né?

Cabe aos pais introduzir os instrumentos às crianças logo cedo para despertarem o interesse genuíno pela música, além de ser muito mais fácil aprender algum instrumento enquanto ainda é criança. O ideal é que a criança já tenha uns 6 anos, pois já há um maior desenvolvimento motor. A didática de ensino é extremamente importante, para que prenda a atenção da criança e a estimule a querer continuar. Lembre-se: não adianta forçar. A criança precisa adquirir o gosto espontâneo pela musicalidade e isso somente através de muito estímulo.

musica-living-02

Fonte: Revista Saúde é Vital

No Comments

Leave a Comment