O Poder do Bicarbonato de Sódio

O Poder do Bicarbonato de Sódio

Você sabia que o bicarbonato de sódio tem 1001 utilidades, custa pouco e não polui o meio ambiente? Ele é muito utilizado pelas mulheres europeias nos cuidados da pele e na limpeza doméstica.

Este pozinho branco ajuda muito nos tratamentos de saúde, higiene e limpeza, substituindo com eficácia cosméticos e produtos diversos, que podem ser agressivos à saúde e ao meio ambiente.

Limpeza da pele do rosto:  faça uma pastinha na palma da sua mão usando um pouco de bicarbonato misturado com água ou com o seu creme de limpeza. Massageie delicadamente o rosto com essa mistura e enxague com água morna. Adeus cravinhos e células mortas!

Clareamento de unhas manchadas: adicione 1 colher de sopa para cada 100ml de água. Deixe as unhas de molho por 10 minutos. Adeus manchas deixadas pelos esmaltes vermelhos!

Pele do corpo macia:  banho de imersão: coloque cerca de 100gr na água da banheira, misture bem e tome seu banho normalmente. Para o chuveiro: adicione um pouco de bicarbonato diretamente na esponja, passe delicadamente sobre a pele e enxague. Adeus pele áspera!

Limpeza dos cabelos – o bicarbonato promove uma limpeza profunda, como um shampoo antirresíduos. Dilua uma colher de sopa em um copo de água morna e esfregue sobre o couro cabeludo e fios. Enxague. (Utilize de 15 em 15 dias)

Calosidade dos pés: deixe seus pés 15 minutos de molho em uma solução de 2 colheres de sopa de bicarbonato para 1 litro de água. Adeus calosidade!

Ação desodorante: misture o bicarbonato com algumas gotas de água filtrada, o suficiente para formar um creme, e aplique nas axilas. O produto evita que as bactérias se proliferem, prevenindo assim o mau cheiro. Para obter um desodorante perfumado, adicione algumas gotinhas de óleo essencial de sua preferência.

Elimina bactérias: o bicarbonato de sódio é bactericida e um poderoso agente de limpeza, removendo odores, manchas, mofo e gordura. Pode ser aplicado diretamente sobre a superfície ou diluído em água. Misture 3 colheres de sopa de bicarbonato em uma xícara com água e deixe sua escova de dente e aparelhos ortodônticos de molho por algumas horas. Adeus bactérias!

Higienização de roupas: na máquina de lavar, acrescente 2 colheres de sopa ao sabão em pó. Além de mais macias, as suas roupas de malhar ficarão sem cheiro e desinfetadas.

Higienização de verduras e frutas: uma colher de sopa de bicarbonato para cada litro de água. Deixe verduras e frutas de molho por alguns minutos nessa solução e depois enxague bem. Essa receita lava, desinfeta e elimina agrotóxicos.

Clareamento dos dentes: escove os dentes com uma pitada de bicarbonato, para clareá-los. (Utilize de vez em quando, no máximo 1 vez por semana).

Combate às aftas, cáries e mau hálito: despeje uma pitada do produto em um copo de água e faça bochechos.

Combate às alergias respiratórias: limpa e a remove ácaros, poeira e mofo do ambiente, que causam alergias. 50 g de bicarbonato de sódio +10 gotas de cada óleo essencial (eucalipto citriodora, citronela e cedro) – misture e aplique em colchões, cobertores, edredons, travesseiros, bichos de pelúcia, tapetes, cortinas, etc.  Deixe agir por aproximadamente 15 minutos e retire com aspirador de pó.

Receita de Limpador Multiuso – vale a pena experimentar!

– 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

– 1 colher de sopa de vinagre ou suco de limão

– 1 colher de sopa de detergente lava-louças

– 2 xícaras de água morna

Misture bem e guarde em um frasco borrifador. Atenção: use luvas de borracha quando for usar a mistura.

Vamos experimentar?

Fotos: Reprodução

No Comments

Leave a Comment