Sentindo-se mal humorada? Que tal rever o que você anda comendo?

Sentindo-se mal humorada? Que tal rever o que você anda comendo?

O que nós comemos pode afetar muito o nosso estado de espírito e humor. Não se trata apenas de comer, de vez em quando, grandes quantidades de batatas-fritas. O açúcar no sangue, por exemplo, pode causar alterações de humor e depressão, enquanto gorduras saudáveis podem ajudar a combater o estresse e a ansiedade. Confira alguns alimentos que nutricionistas norte-americanos têm elegido como os melhores para impulsionar o nosso humor e os piores que fazem ele despencar.

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Melhores

Sementes de chia: grande fonte de triptofano, um aminoácido essencial que promove bom humor, sono reparador e melhora a concentração. Nosso corpo não produz naturalmente o triptofano, por isso temos de absorvê-lo a partir de fontes de alimentos integrais. Sementes de chia também são absorvidos lentamente na corrente sanguínea, ajudando a evitar falhas de açúcar no sangue . Quando consumida, a semente de chia absorve de 10 a 12 vezes o seu peso, aumentando a sensação de plenitude e bom humor por horas. O ideal é incluí-la em sucos, vitaminas e frutas.

Amêndoas: são ricas em tirosina e vitamina B, que são essenciais para a construção de dopamina, um neurotransmissor impulsionador do humor. Os níveis de dopamina quando esgotados pelo estresse, tornam as amêndoas um excelente alimento para reabastecer a dosagem de dopamina (em dias particularmente estressantes). As amêndoas também aumentam a captação de serotonina, outro neurotransmissor essencial para o bem-estar e aumento de humor, evitando a fome e falha de energia ao longo do dia. A falta da serotonina pode levar a um aumento da depressão.

Bananas: ricas em carboidratos, elas mandam embora a fadiga. Possuem antioxidantes protetores do sistema imunológico, potássio, zinco e magnésio (a falta desses provoca insônia, depressão e desatenção).

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Lentilhas: também ricas em carboidrato, elas contém alto teor de fibras, proteínas e ácido fólico, nutrientes que melhoram o humor e previnem o cansaço.

Frutos do mar: ricos em mineral e vitamina E, ajudam a eliminar as toxinas do organismo e a manter a pele saudável.

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Gema do ovo: rica em ômega 3, ômega 6, selênio, vitamina D, colina (essa responsável por um cérebro saudável) e triptofano, uma aminoácido essencial para a produção do hormônio serotonina. A baixa disponibilidade desse hormônio tem sido ligada a quadros de depressão, por isso ingeri-lo faz muito bem.

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Batata doce: rica em antioxidantes, vitaminas A e C que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e regulam o nível de açúcar no sangue, evitando os altos e baixos que podem provocar mudanças de humor.

Abacate: possui gorduras saudáveis que ajudam a absorver nutrientes presentes em outros alimentos, de modo a obter mais benefícios nutricionais e de aumento de humor das frutas e legumes que você já come. As gorduras insaturadas encontradas no abacate ajudam a combater estados de espírito negativos e fornecer uma riqueza de antioxidantes e vitaminas saudáveis.

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Piores

Pão branco: dois dos piores ingredientes para o seu humor são carboidratos refinados e açúcares, como os encontrados na farinha branca ou refinada. O consumo pode causar um aumento do açúcar no sangue (que dá a sensação de euforia momentânea), seguido rapidamente por uma grande queda, pois o organismo se encarrega de reduzir a taxa de açúcar, o que fará a pessoa sentir fome, fadiga, cansaço, irritação e mal humor. Excesso de açúcar no sangue leva a uma variedade de sintomas incluindo alterações de humor, depressão, dores de cabeça. Em vez disso, o ideal é optar por carboidratos não refinados que são mais elevados em fibras, tais como arroz, feijão ou legumes.

Chocolates: os doces em geral costumam causar a sensação de bem-estar momentânea. Os chocolates mais doces não são indicados, principalmente as versões ao leite e branco, pois contêm pouco ou nenhuma quantidade de cacau. Neste caso, opte pelo tipo mais amargo, com 80% de cacau. A semente do cacau contém nutrientes poderosos para aumentar o humor.

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Refrigerantes: além do alto teor de conservantes e calorias devido ao açúcar, eles contribuem para o desenvolvimento de depressão, além de influenciar no mau humor e irritabilidade.

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Molhos prontos: apresentam gorduras ruins por serem industrializados, por isso colaboram no aumento do colesterol.

Carne vermelha: mesmo rica em proteína, deve ser consumida moderadamente pois contém ácidos graxos que constituem as gorduras ruins e aumentam o colesterol no sangue. O ideal é substituir a carne, eventualmente, pelo peixe que é rico em ômega 3, excelente para a concentração e memória.

Fotos: Reprodução

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