Como renovar a decoração de Natal?

Como renovar a decoração de Natal?

Todo ano é o mesmo dilema. Como renovar a decoração de Natal para receber familiares e amigos? Assar o peru ou o tender, pratos típicos dessa época, armar a árvore e decorá-la, preparar os petiscos, comprar a champagne e o vinho, listas de presentes….e etc!

São tantas ideias inovadoras a cada ano que fica até difícil escolher o que fazer. Com muito ou pouco dinheiro no bolso, as opções são infinitas e muito criativas. Os detalhes podem fazer toda a diferença na hora de arrumar a mesa de Natal ou enfeitar a casa. Que tal acrescentar guardanapos vermelhos e montar vasos decorativos com pinhas, flores e velas? As velas são essenciais para o clima natalino, além, é claro, da guirlanda na porta que é bem tradicional.

A tradição das guirlandas nos leva aos costumes da Europa do século XVII, quando se pendurava um enfeite típico na porta das casas para mostrar que ali havia uma família que comemorava o nascimento de Jesus Cristo. Tradicionalmente a guirlanda é redonda e feita com folhas, galhos, frutas e laços. Mas a cada ano vão surgindo novas ideias e variados materiais, incluindo doces e balas, tecido e material reciclado, que tornam a guirlanda exclusiva.

decoracao-natal-livingcafe-04

decoracao-natal-livingcafe-03

decoracao-natal-livingcafe-02

decoracao-natal-livingcafe-01

decoracao-natal-livingcafe-05

As árvores de Natal são ornamentadas com outros símbolos natalinos como bolas coloridas que simbolizam os frutos, dádivas de Deus à humanidade. O pisca-pisca com luzes acendendo e apagando representam as estrelas. Normalmente há uma estrela na ponta da árvore, que é a Estrela de Belém, que anuncia o nascimento de Cristo e responsável por guiar os Três Reis Magos ao local da Concepção. Outros adornos são representações de presentes como os Bonecos de Neve e o próprio Papai Noel.

Geralmente, a decoração de Natal se resume a uma guirlanda na porta de entrada da casa e a árvore de Natal na sala, muitas vezes cercadas de presentes que aguardam a noite (ou a manhã) de Natal para serem abertos.

As cores vermelho, verde e dourado são as mais usadas na decoração natalina. O branco é muito interessante, assim como o azul, o que vale é a harmonia das cores no conjunto.

A mesa para o jantar na noite de Natal é uma oportunidade de harmonizar toda a decoração e criar um ambiente ainda mais aconchegante. Candelabros e velas deixam o ambiente mais acolhedor. As frutas da época também ornamentam a decoração, assim como as castanhas, nozes, ameixas, castanhas, damasco, frutas cristalizadas e o tradicional Panetone.

Imagens como anjos e bonecos de neve são excelentes para criar um clima de Natal, assim como o próprio Papai Noel que aparece em forma de bonecos e das representações clássicas como a touca vermelha, a barba branca, o saco de presentes e a meia pendurada, que é muito charmosa.

Seja qual for a sua decoração, faça-a com carinho e alegria! E lembre-se, Natal é tempo de agradecer!

decoracao-natal-livingcafe-06

decoracao-natal-livingcafe-07

decoracao-natal-livingcafe-08

decoracao-natal-livingcafe-09

Fotos: Reprodução

No Comments

Leave a Comment