Quarto de criança Montessoriano – que tal aderir a esse método?

Quarto de criança Montessoriano – que tal aderir a esse método?

Desenvolvido há mais de cem anos pela educadora Maria Montessori, o Método Montessoriano nada mais é do que proporcionar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança que permita a livre expressão de suas capacidades e sensações. A criança deve ser estimulada a ter independência e aprender sozinha, a partir de sua própria experiência. Parece estranho não é mesmo? Mas é muito simples. Basta montar um quarto infantil com tudo ao alcance da criança. O colchão deve ficar diretamente no chão, sob um tapete ou não, de forma que faça com que o bebê role, engatinhe, tenha liberdade de se expressar. Os brinquedos, roupas, livros devem estar ao alcance da criança, para que ela mesma possa tocá-los. Esse estímulo faz com que a criança desenvolva seu lado criativo e crie independência, assim como organização conforme vai crescendo. É lógico que sempre com o monitoramento de um adulto.

quarto-infantil-01

quarto-infantil-02

quarto-infantil-03

quarto-infantil-04

quarto-infantil-05

Ao contrário do que planejam as mães, a decoração deve ser minimalista e simples, com poucos objetos e móveis. O método visa pensar no desenvolvimento da criança e não na decoração e beleza do quarto que é o que o adulto (lê-se mães) mais se preocupa em pensar.
Para montar um quarto através do Método Montessoriano, é necessário:

    • Colchão no chão, de preferência grande;
    • Espelho próximo da cama para que o bebê se veja. Neste caso, opte por espelhos adesivos em acrílico, para garantir a segurança da criança;
    • Quadros, adesivos de parede ou fotos que estejam ao alcance das crianças;
    • Tapete felpudo ou em EVA colorido;
    • Mobiliário pequeno, como mini estantes, mesinhas, cadeirinhas;
    • Livros e brinquedos de acordo com a idade da criança, ao alcance sempre. Evite usar baú, pois além da bagunça, a criança não tem visão do que tem dentro.

Ainda não é um método muito explorado por aqui, mas certamente deveria, principalmente nos dias de hoje, onde a espontaneidade e autonomia contam muito. Por isso, na hora de planejar o quartinho de seu bebê, pense no futuro dele e o quanto esse método colabora com o seu desenvolvimento e autonomia.

quarto-infantil-06

quarto-infantil-07

quarto-infantil-09

quarto-infantil-08

quarto-infantil-10

quarto-infantil-11

Fotos: Reprodução

No Comments

Leave a Comment