Livros de Colorir ou Arteterapia

Livros de Colorir ou Arteterapia

Você já deve ter ouvido falar dessa febre que vem tomando conta dos mais ansiosos e estressados de plantão, que são os livros de colorir antiestresse, que utiliza uma técnica que parece nova, mas é muito antiga, chamada Arteterapia.

Mais do que apenas um livro com figuras (na maioria as vezes abstratas), os livros de colorir propiciam uma atividade mental que envolve ficar em silêncio diante das ilustrações, observando os contornos, imaginando as cores que melhor combinam com os desenhos, trazendo uma sensação de calma e tranquilidade muito grande. É um momento de quietude que estimula os dois lados do cérebro e resulta em relaxamento e uma oportunidade de conversar consigo mesmo em silêncio.

livro01

Há quem ache bobagem e não acredita que esse tipo de terapia possa colaborar para uma melhora da ansiedade ou estresse. Mas colabora sim e muito. Acredite! Muitos psicólogos e terapeutas da saúde trabalham essa técnica há anos, agregada a outras de liberdade criativa, principalmente com crianças. Fato é que, quando existe um transtorno ou problema mais sério, a técnica deve vir associada a um contexto de tratamento, explicam alguns terapeutas. No dia-a-dia, colorir é um passatempo relaxante, que diminui a ansiedade e nos afasta um pouco dessa loucura digital que aliena e nos deixam confusos.

São muitas as opções encontradas nas livrarias. Os grandes sucessos são “Jardim Secreto e Floresta Encantada”, ambos da escritora Johana Basford. Eu já adquiri o meu, o “Mil e uma Noites”, de Sophie Leblanc e estou adorando!

livro4

 

1Comment
  • Dicas ótimas!/ 12.06.2015Responder

    Eu já adquiri o meu FLORESTA ENCANTADA.

Leave a Comment