Um toque fundamental

Um toque fundamental

Estudos comprovam que o contato pele a pele entre mãe e bebê é fundamental nos primeiros dias de vida. Imaginem a primeira viagem do bebê ao mundo exterior, saindo de seu habitat natural, como deve ser dolorosa essa mudança. A sensação de proteção começa a se restabelecer quando esse contato pele com pele é feito. É a mensagem de amor sendo transmitida a ele. Com esse contato, os bebês demonstram um desenvolvimento neurológico melhor, ganham mais peso, apresentam menos cólicas e problemas respiratórios.

mother-84628_1920

A conexão com seu filho surge quando ele ainda está no útero. O bebê se movimenta ao sentir seu leve toque das mãos na barriga, principalmente a partir da 18ª semana de gestação. O coração dispara ao ouvir sua voz e o laço se fortalece gradativamente à medida que os estímulos são transmitidos. Esse toque não precisa ser apenas físico, pode ser transmitido através da fala da mãe, do pensamento, da respiração. Por isso a atenção deve ser dobrada durante a gestação, pois tudo contribui para o vínculo e o bem estar do bebê. Bebês que recebem carinho da mãe desde a barriga nascem se sentindo mais amados, seguros e isso interferirá nas suas relações interpessoais e autoestima.

Uma técnica milenar muito aplicada nos primeiros meses de vida do bebê é a shantala, uma massagem indiana que consiste em acalmar o bebê e reforçar o vínculo com a mãe. O contato consiste em toques circulares no corpo do bebê, com óleo infantil e um som relaxante de fundo. Esse contribui para a eficiência do sistema imunológico da criança; favorece o funcionamento do intestino; previne cólica; contribui para um sono mais tranquilo; estimula a consciência corporal bebê e mãe e auxilia no seu desenvolvimento emocional.

baby-256857_1920

Uma dica importante é a disponibilidade da mãe ao fazer a massagem. Geralmente, bebês que recebem massagens são mais tranquilos, mas a mãe tem papel fundamental, pois essa não pode ter pressa, devendo permanecer relaxada emocionalmente para obter efeito com a massagem. Todas as sensações da mãe são transmitidas ao bebê durante o toque. É uma troca de carinho e comunicação entre mãe e filho. Isso estreita ainda mais os laços afetivos.

No Comments

Leave a Comment